domingo, 29 de agosto de 2010

Arroz de polvo

'Andam a brincar
na praia do mar
as ondas do mar
andam a rebentar
E é tão bonita a onda que vem
como a outra que vejo ao fundo
a espuma branca que cada tem
é a vida de todo o mundo'
(Madredeus, A praia do mar)
Para o almoço de domingo, resolvi preparar um prato da cozinha tradicional portuguesa, o arroz de polvo.
Previamente, cozinhei os tentáculos de polvo em água com uma cebola inteira, até ficarem tenros. Demorou uns trinta minutos. Reservei o polvo e a água do cozimento.
Ouvindo Miguel Gameiro e Madredeus, refoguei em azeite de oliva uma cebola em pétalas, um pimentão vermelho em tiras e um dente de alho em lascas.


Juntei ao refogado os pedaços de polvo previamente cozidos. Juntei duas xicaras de arroz cateto, fritei um pouco, depois adicionei uma taça de vinho branco, deixei evaporar, mexendo.


Juntei dois tomates e um pedaço de limão em conserva, picados, mexi e adicionei parte do caldo de cozimento do polvo, até cobrir o arroz em dois dedos.



Deixei cozinhar até o arroz ficar al dente, mas ainda com bastante caldo - bem malandrinho, como se diz em Portugal.





Servi logo a seguir, com um fio de azeite de oliva.



Para acompanhar, um bom vinho português. Na mesa, muito papo com a amiga Lu. Tão simples e tão bom....

3 comentários:

  1. Que lindo este arroz! Amo tudo que vem do mar. Aonde tu compra esse polvo aqui em Porto Alegre, no Mercado Público? Nunca vi limão em conserva... Tu faz em casa? Quantas perguntas né, rsrsrs. Beijos e boa semana, Ju

    ResponderExcluir
  2. Acertou! Comprei na Japesca, sábado de manhã, já vem só os tentáculos, e bem limpinhos. Faço os limões em conserva em casa, é um curingão, daquelas coisas ótimas para ter guardadas na geladeira. Posto amanhã como se faz, ok, Ju?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gourmet!!Vim retribuir a visita e conhecer teu cantinho e vi que moramos na mesma cidade!!Fiquei curiosa para saber como faz a conserva de limões!!!!Um abração!!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll