segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conserva de limão em sal, ao estilo marroquino

"El perfume de la sal
Del cabo Santa María
Recobrándome la piel
Dándome la bienvenida"

(Jorge Drexler, Bienvenida)

Há tempos não preparava essa conserva, até que, em conversa com amigas, lembrei-me dela, pois elogiaram um risoto de limão que levava o limão confit.
Como os cítricos estão na safra, esta é a época ideal para prepará-la. Para a conserva marroquina de limão, lavei bem e cortei em quatro, sem separar os gomos até o final, oito limões sicilianos. Coloquei uma colher de chá de sal grosso dentro dos gomos de cada limão. Coloquei os limões num vidro de conserva, comprimindo um pouco e juntando uma xícara de sal e suco de mais dois limões. Deixei de um dia para outro, sacudindo o vidro de vez em quando. Dois dias depois, como houvesse pouco líquido na conserva, fervi água e coloquei no vidro, até cobrir os limões. Guardei na geladeira.


De vez em quando, agitava o vidro. Dois meses depois, está pronta para o uso.


O limão confitado – usa-se só a parte externa, desprezando a polpa - vai bem nos ensopados de carne, de cordeiro, com frango, com peixe, no risoto.
Os vidros de conserva ficaram parecidos com aqueles que são preparados pela protagonista logo no inicio do excelente filme Lemon Tree, que vi há pouco tempo. Só faltaram os limoeiros a perder de vista pela janela...

3 comentários:

  1. Olá Lilica, td bem?!
    Nossa fiquei mt interessada nessa conserva..Diferente, né?! Fica com uma cor linda :)
    Ah, também assisti o filme Lemon Tree, é lindo, né?! Super sensível para tocar em um assunto tão polêmico e dolorido!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! obrigada por postar a receitinha desse limão em conserva, vou fazer certo, depois te conto como ficou. Ando na correria e ausente do blog... Vou tirar o domingo para pôr em dia minhas visitas e e-mails. Tomara que o sol continue firme aqui na terrinha né! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  3. AChei o filme excelente, até acho que vou ver de novo, Déia. Faz, depois me conta se deu certo, Ju. Já que demora par ficar pronta, quando a gente se ver por aí, divido o meu contigo!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll