sexta-feira, 8 de junho de 2012

Torta de chocolate e doce de leite


Vive moi! Je suis formidable comme la volupté que je ressens et que j'ai inventée! Sans moi, ce chocolat est un bloc de rien. Mais on le met dans ma bouche et il devient le plaisir. Il a besoin de moi. (...) C
e fut alors que je naquis, à l'âge de deux ans et demi, en février 1970, dans les montagnes du Kansai, au village de Shukugawa, sous les yeux de ma grand-mère paternelle, par la grâce du chocolat blanc. (Amélie Nothomb, Métaphysique des tubes)



Inventei esta tortinha de improviso para a sobremesa do almoço de fim de semana, aproveitando os ingredientes que estavam disponíveis. É uma espécie de pavê desconstruído, no qual as bolachinhas quebradas são incorporadas a um ganache de chocolate para formar a base do doce. 
Demorei uns dez minutos de preparação. Mas não espalhem: é tão bonita e deliciosa que parece daqueles pratos que dão um mega trabalho para  fazer. Será um segredinho só nosso.  :)
Como recheio, usei doce de leite. Juntei um punhado de amêndoas, mas são opcionais. Acho que bananas ou morangos ficaria ótimo também.  A receita é para uma torta pequena, com quatro porções bem generosas. Mas dá para facilmente, duplicar, ou triplicar as quantidades.  

Ingredientes
1 tablete de chocolate meio amargo
1 colher de manteiga
1 caixinha de creme de leite
200 g doce de leite
150 g de biscoitos
um punhado de amendoas laminadas
uma colher de sopa de cacau em pó

Modo de fazer 
Coloque o chocolate em uma tigela e leve ao microondas em potencia baixa por 1 a 2 minutos, até derreter. Incorpore a manteiga, mexendo, depois junte o creme de leite, mexendo sempre até homogeneizar. A seguir, junte os biscoitinhos quebrados, misturando. 
Forre uma forma com papel filme, deixando uma sobra para cobrir a forma. Coloque metade do creme, espalhe o doce de leite.


Por cima, jogue as amêndoas.


Cubra com a outra metade do creme, feche com o papel filme e leve à geladeira para firmar um pouco. Desenforme, polvilhe com o cacau em pó e decore como desejar. Eu usei morangos e lascas de amêndoas. 

3 comentários:

  1. Aaaaaaahhhh você e essas suas sobremesas hein? Todas de babar, amiga! Adoro tudo que tenha doce de leite!!! Me convida para a próxima hehehehe
    Beijos,
    Dani
    www.nossacozinhadani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É, né, Cacá! Certo, Dani, adoraria! Saudades de tu, guria.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll