Verde as matas no olhar Ver de perto ver de novo lugar Ver adiante sede de navegar Verdejantes tempos Mudança dos ventos No meu coração (Eduardo Gudin e Costa Neto, Verde)
Já contei por aqui que em casa todas somos fãs de pesto, o tradicional, feito com manjericão. Volta e meia ele aparece aqui na cozinha, no macarrão, na batata, no purê, no sanduiche, onde der na telha. Desta vez, usei o pesto para incrementar um franguinho que parecia um pouco sem graça. Ficou muito bom!
O pesto congelado acabou, de modo que fiz um pesto ligeiro, sem parmesão, somente amassando os ingredientes rapidamente. O truquezinho de colocar manteiga sobre os filés antes de assar ajuda a evitar que a carne resseque no forno. Aprendi com um amigo que fazia isso ao assar frango na churrasqueira. Mas a dica funciona também quando é assado no forno.
Para o frango
700 g de filé de frango
sal, alho, gotas de limão e pimenta
2 colheres de manteiga
Para o molho pesto
1/2 maço de manjericão
1 dente de alho
1 colher de nozes picadas
azeite de oliva
Modo de fazer
Temperar os filés de frango a gosto - eu usei limão, alho, sal e pimenta. Depois untei uma assadeira, coloquei os filés de frango, coloquei pelotinhas de manteiga em cima de cada filé, cobri com papel alumínio e levei ao forno quente por mais ou menos trinta minutos.
Enquanto o frango assava, preparei o molho pesto, pilando o manjericão, o alho e as nozes, depois juntei o azeite de oliva.
Retirei os filés do forno, tirei o papel alumínio, coloquei o pesto por cima dos filés e voltei a assadeira ao forno, sem cobrir, até dourar. Servi logo, com um delicioso gratinado de abóbora moranga, cuja receita, bem simples, posto logo que der.
Nenhum comentário:
Postar um comentário