I feel good, I knew that i would nowI feel good, I knew that i would now
So good, so good, I got you.
I feel nice, like sugar and spice,
I feel nice, like sugar and spice,So nice, so nice, I got you.(James Brown, I feel good)
Entusiasmada com o recente sucesso da minha cuca de ameixas (modesta, eu, né? hehehe), desta vez resolvi preparar uma cuca de queijo e goiabada. Usei um doce de goiaba caseiro, mas goiabada derretida ficaria ótimo também. Ficou deliciosa.
Ingredientes da massa
700 g de farinha
1 colher de fermento biológico
3/4 xícara de açúcar
4 colheres de gordura (usei manteiga)
2 ovos
cerca de 3 xícaras de líquido morno (usei metade leite metade água)
1/2 colher de chá de noz moscada ralada
1 pitada de sal.
Recheio 1 pote de queijo tipo kas-shchmier (se não encontrar, use ricota amassada, misturada com um pouquinho de leite para ficar meio cremosa)
a mesma medida de doce de goiaba cremoso (pode ser goiabada diluida - levada ao fogo baixo com algumas colheres de água, mexendo para ficar cremosa)
Farofa
1 xic farinha
3/4 xic açúcar
50 gr de margarina
1 colher de chá de canela
Modo de fazer
Para a massa da cuca, misturei em uma tigela grande a farinha e o fermento. Aqueci levemente a água e o leite, juntei o açúcar, os ovos e a manteiga. Misturei à farinha, mexendo. Adicionei o sal e a noz moscada. Neste momento é que você vai precisar da música bem animada: coloque o rádio em volume bem alto e bata a cuca com colher de pau, até terminar a música obter uma massa bem homogênea.
Cobrir a tigela e deixar a massa crescer por uma hora, até dobrar de volume. Depois, untar uma forma bem grande, colocar a massa, se se possível deixar descansar e crescer mais meia hora.
Fazer a farofa, misturando grosseiramente a farinha, a canela, o açúcar e a margarina, reservando.
Ligar o forno para pré-aquecer. Por cima da massa, espalhar o pote de queijo kas-schmier, depois o doce de goiaba. Cobrir com a farofa reservada e levar ao forno, por mais ou menos 35 minutos, até crescer e assar a cobertura.
.
Pão é a melhor coisa do mundo deixo qualquer comida para comer pão e cuca sou alucinada poe essa delicia. Também estou sempre inventando moda aqui na cozinha. Adorei sua visita.
ResponderExcluirTenha uma ótima semana.
A arte de fazer e a delícia do mundo.
ResponderExcluirÓtima receita Carla, também gosto de fazer um pão de vez em quando. A música escolhida também ficou excelente para ajudar.
ResponderExcluirAbraços!
Eu também acho o máximo fazer pão, Anajá! Obrigada, Dionisio, quem dera... :) Hehehe com música é mlhor, porque a gente batalha, mas também sabe se divertir, né, Rosley e Jotta?
ResponderExcluir