quarta-feira, 2 de julho de 2014

Pequenos beija-flores: bolinhos de abacaxi, banana e castanhas


Anda, trigueiro Te esconde colibri Voa, macuco Voa, viúva Utiariti Bico calado Toma cuidado Que o homem vem aí (Chico Buarque, Passaredo)



Os lindos abacaxis e bananas trazidos da feirinha de sábado inspiraram estes bolinhos, feitos para o lanchinho de domingo. A base foi a receitinha de bolo de banana 'nunca falha' que já passou por aqui. O sabor mais ácido do abacaxi equilibrou o doce untuoso das bananas, enquanto a castanha deu um toque crocante. 
Ao provar, lembrei na hora do bolo hummingbird (beija-flor), típico do sul dos Estados Unidos. Se tivesse colocado na massa nozes em vez de castanhas e, quem sabe, coco, ia ficar bem parecido. 
Ficaram bem 'molhadinhos' e tão gostosos que inspiraram uma decoração à la cupcake, com uma colherada de nata e uma compotinha feita com cubinhos de abacaxi em calda caramelada.   
Rende 12 bolinhos, ou um bolo grandão.

Ingredientes
1/2 xícara óleo
1 xícara de açúcar
2 ovos
3/4 de xícara de abacaxi descascado e cortado em cubos
3 bananas bem maduras descascadas
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo 
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/4 de xícara de xerém (castanhas picadinhas, opcional)

Modo de fazer
Coloque o forno para pré-aquecer a 180 graus. Unte e enfarinhe, ou forre com pelotines de papel, 12 forminhas de cupcakes. Em uma tigela, misture a farinha e o fermento. Liquidifique os sete primeiros ingredientes e junte ao conteúdo da tigela. Mexa sem bater. Junte, se quiser, as castanhas picadinhas. Despeje nas formas preparadas. Leve ao forno.

2 comentários:

  1. Oi, amore! Tudo bem por aí? Eu acho que tu sabes que eu "sou dos bolinhos", né? Um bolinho sempre me chama atenção! Neste caso não poderia deixar de ser diferente! Adorei e estou levando a receita, ok? Ah...o teu blog está lindo...bem clean...Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana, que bom que gostou, espero faça ótimo proveito! O layout é obra e arte da minha filha Clarissa, ficou lindo, né?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll