sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Suflê de chuchu


É preciso compreender, portanto, o que se passava no coração da mãe quando a Duda telefonou para saber como era a sua receita de suflê de chuchu. Quase não usavam o chuchu na França, e a Duda dissera a seus patrões que suflê de chuchu era um prato típico brasileiro e sua receita era passada de geração a geração na floresta onde o chuchu, inclusive, era considerado afrodisíaco. Coração de mãe é um pouco como as Caraíbas. Ventos se cruzam, correntes se chocam, é uma área de tumultos naturais. A própria dona daquele coração não saberia descrever os vários impulsos que o percorreram no segundo que precedeu sua decisão de dar à filha a receita errada, a receita de um fracasso. De um lado o desejo de que a filha fizesse bonito e também - por que não admitir? - uma certa curiosidade com a repercussão do seu suflê de chuchu na terra, afinal, dos suflês, do outro o medo de que a filha nunca mais voltasse, que a Duda se consagrasse como a melhor opér da Europa e não voltasse nunca mais. Todo o destino num suflê. A mãe deu a receita errada. Com o coração apertado. Proporções grotescamente deformadas. A receita de uma bomba. (Luis Fernando Veríssimo, Suflê de chuchu)



Ganhei de uma amiga vários chuchus, e ela me passou de boca a receitinha do suflê. Diferente da personagem da crônica do Veríssimo cujo trecho transcrevi aí em cima, a amiga me explicou bem certinho a receita do suflê. 
Fiz para o almoço, gente, que delícia! 
Se é afrodisíaco, não garanto... mas é tudo de bom, fofo, levinho, douradinho... 
Agora espero que as sementes que plantei ao pé das goiabeiras deem muitos chuchus, porque este prato já é 'receita de família' na minha cozinha!

Ingredientes 
4 chuchus
3 ovos, clara e gema separadas 
3 colheres de queijo ralado 
1 colher de amido de milho
1 colher de manteiga ou margarina
sal, pimenta (ou 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em algumas colheres de água quente)

Modo de fazer
Descascar os chuchus, cortar em pedaços e cozinhar até amaciar. Colocar em uma tigela, amassar bem e escorrer qualquer líquido, espremendo. Juntar ao chuchu amassado as gemas de ovo, a manteiga ou margarina, o amido de milho, o sal e a pimenta (ou o caldo de galinha) e o queijo ralado. Bater as claras em neve e incorporar delicadamente à mistura anterior.  
Colocar em uma forma untada e levar ao forno quente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll